Arte: Vinidart

O Grupo Cuca desenvolve suas atividades por meio de ações interconectadas de pesquisa e extensão, as quais retroalimentam. Na representação visual, os projetos de extensão são identificados em vermelho, enquanto os de pesquisa são destacados em azul.

Projeto de Pesquisa: CUCA ICCM

O grupo de pesquisa CUCA ICCM estuda a relação entre a imagem e a indústria cultural, analisando objetos da arte contemporânea e da cultura de massa (como histórias em quadrinhos, jogos de videogame, animações e arte digital) e buscando aproximações entre os dois grupos. A criação do grupo de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos e produtos, como artigos científicos, que aproximem as Artes Visuais da cultura de massa. As pesquisas resultarão em análises do lugar da prática de quadrinhos, animações e jogos dentro das Artes Visuais, contribuindo para atualizações nas disciplinas relacionadas ao curso. O grupo também organizará eventos, cursos, oficinas e espaços de produção coletiva, além de abraçar aspectos didáticos e pedagógicos relacionados ao tema e permitir que os discentes desenvolvam suas práticas pedagógicas dentro da estrutura do grupo. O objetivo é consolidar uma área dentro do próprio curso, formando pesquisadores e abrindo espaço para iniciação científica.

Linhas de Pesquisa:

1) Fronteiras imagéticas da arte contemporânea.

2) Desenho e seus desdobramentos culturais no ensino e na formação em arte.

3) Processos de criação e projetos em desenho e ilustração.

Projetos de pesquisa Atuais:

PVC20680-2023 - Fronteiras solúveis entre arte contemporânea, animação e arte sequencial. (Linha 1)

PVC20678-2023 - Quadrinistas e animadores da terra do sol: Mapeamento e registro dos artistas potiguares. (Linha 2)

PVC20684-2023 - Processo de criação de histórias em quadrinhos na perspectiva da Arte Visual (Linha 3)

CUCA.EXE

Este programa de extensão tem como objetivo estruturar e organizar as ações do Coletivo CUCA e do grupo de pesquisa CUCA ICCM (Coletivo Universitário de Criação e Análise da Imagem Contemporânea e da Cultura de Massa), bem como suas atividades de pesquisa. O grupo de pesquisa se dedica ao desenvolvimento de pesquisas em três linhas principais: "Desenho na contemporaneidade, narrativa e arte sequencial"; "Desenho e seus desdobramentos culturais e no ensino e formação em arte"; e "Processos de criação e projetos em desenho e ilustração". Para isso, são realizados estudos em grupo, leituras, pesquisas, levantamentos de acervos e arquivos.

Por sua vez, o programa de extensão tem como objetivo organizar e divulgar os resultados dessas pesquisas para a comunidade externa à universidade por meio da organização de eventos e publicações.

O programa CUCA.EXE tem três ações extensionistas principais:

1. CUCA.EVE: O “Seminário CUCA de Quadrinhos, Animações e Jogos”, que ocorre anualmente e tem como objetivo divulgar pesquisas e produções do grupo de pesquisa CUCA, incluindo a feira de quadrinhos CUCA.DAY e a apresentação de histórias autorais. Durante o evento, pesquisadores nacionais são convidados a apresentar suas pesquisas relacionadas à área, incluindo mesas-redondas com artistas convidados que discutem temas propostos pelo grupo.

2. CUCA.PUB: A organização da Revista CUCA, que compila produções de quadrinhos desenvolvidos durante os encontros de pesquisa, bem como artigos e resumos aprovados para apresentação no Seminário Anual. A revista também inclui publicações de artes, manuais, roteiros, tutoriais e outros materiais produzidos pelo grupo.

3. CUCA.LRN: A formação continuada, que inclui a produção de videoaulas sobre temas relevantes aos quadrinhos e animações. Essas ações contarão como horas de ação pedagógica para os discentes formandos em Artes Visuais, que também receberão auxílio para pesquisa e acervo para a organização e produção das aulas. As produções serão divididas em projetos menores na categoria produto e, quando estiverem concluídas, será organizado um curso de formação online voltado para a comunidade externa e membros do CUCA de outras regiões.

As ações de extensão do CUCA funcionam em conjunto com as ações de pesquisa e são alimentadas por estudos relacionados aos objetos de pesquisa do grupo. As ações extensionistas, por sua vez, promovem trocas com outros pesquisadores e universidades, trazendo novas pesquisas que retroalimentam o ciclo de produção e disseminação do conhecimento. O objetivo final é focar na comunidade externa à universidade, levando um espaço de trocas, pesquisa, difusão de produção, aprendizado e entretenimento.


Palavras-chave: Extensão universitária; Quadrinhos; Animações; Cultura de massa; Games.

CUCA.LAB

O projeto CUCA.LAB tem como objetivo proporcionar um ambiente criativo e experimental para a produção de objetos de arte que transitam entre a arte e a cultura de massa, como quadrinhos, animações, ilustrações, modelagem, arte digital e jogos. O espaço de produção está localizado no Departamento de Artes da UFRN, em uma sala fornecida pelo próprio departamento. Pesquisadores do CUCA ICCM e membros do projeto de extensão CUCA.EXE se encontram aos sábados para trocar ideias, oferecer mini-cursos e workshops, e criar em um ambiente de atelier aberto onde os artistas podem ser observados em ação.

O projeto CUCA.LAB busca estimular a especialização em quadrinhos ou animação para estudantes de artes visuais e, além disso, oferece a oportunidade de participação ativa de cinco membros da comunidade externa a cada ano, mesmo que não estejam vinculados à UFRN. Essas pessoas têm a oportunidade de conhecer os espaços e práticas universitárias, planejando sua possível trajetória acadêmica.

As atividades do projeto CUCA.LAB incluem criar e desenvolver quadrinhos individuais e coletivos, desenvolver animações em equipe, criar jogos físicos ou digitais, organizar cursos pelos membros do projeto para troca de conhecimento, bem como organizar eventos e publicações.

O projeto CUCA.LAB tem como objetivos gerais fornecer um ambiente criativo e experimental para criar objetos de arte que transitam entre a arte e a cultura de massa, contribuir para a difusão da cultura e da arte, estimular a criação de novas obras e o intercâmbio de conhecimentos e experiências, promover a integração entre os participantes do projeto, incentivar a especialização em quadrinhos ou animação para estudantes de artes visuais e oferecer aos membros da comunidade externa a oportunidade de conhecer os espaços e práticas universitárias, planejando sua possível trajetória acadêmica.

Para atingir esses objetivos, o projeto CUCA.LAB realiza atividades relacionadas à criação e desenvolvimento de quadrinhos, animações e jogos, oferece um espaço físico adequado para as atividades do projeto com os recursos e equipamentos necessários, promove a interação entre os participantes por meio da organização de atividades coletivas como oficinas, mini-cursos, eventos e publicações, e estimula a troca de conhecimento entre os participantes por meio de debates, discussões e apresentações individuais e coletivas.

Dessa forma, o projeto CUCA.LAB busca criar um ambiente de criação e experimentação para estudantes de artes visuais que desejam se especializar em quadrinhos ou animação, além de promover a difusão da cultura e da arte em geral, especialmente aquelas que transitam entre a arte e a cultura de massa. Ao permitir a participação ativa da comunidade externa, o projeto também se torna uma oportunidade para que indivíduos conheçam os espaços e práticas universitárias, planejando sua possível trajetória acadêmica. Como um projeto de extensão universitária, o CUCA.LAB tem como objetivo levar o conhecimento produzido na universidade para a comunidade externa, contribuindo para a difusão da cultura

e da arte em geral. Além disso, o projeto também é essencial para a diversidade cultural e para o desenvolvimento de uma sociedade mais pluralista e inclusiva.

O CUCA.LAB oferece uma variedade de atividades, incluindo a criação e desenvolvimento de quadrinhos, animações e jogos. A sala de produção está localizada no Departamento de Artes da UFRN e é fornecida pelo próprio departamento. Os pesquisadores do CUCA ICCM e membros do projeto de extensão CUCA.EXE se encontram aos sábados para trocar ideias e informações, bem como oferecer mini-cursos e workshops. O ambiente de atelier aberto permite que os artistas possam ser observados em ação, promovendo a interação entre os participantes do projeto.

O projeto CUCA.LAB também permite que cinco membros da comunidade externa participem ativamente das atividades do grupo CUCA a cada ano, oferecendo-lhes a oportunidade de conhecer os espaços e práticas universitárias, planejando sua possível trajetória acadêmica. Além disso, o projeto busca incentivar a especialização em quadrinhos ou animação para estudantes de artes visuais.

Em resumo, o CUCA.LAB é um projeto de extensão universitária que tem como objetivo fornecer um espaço criativo e experimental para a criação de objetos de arte que transitam entre a arte e a cultura de massa. Através de suas atividades, o projeto busca promover a difusão da cultura e da arte em geral, estimular a criação de novas obras e o intercâmbio de conhecimentos e experiências, além de incentivar a integração entre os participantes do projeto. O projeto é essencial para a diversidade cultural e para o desenvolvimento de uma sociedade mais pluralista e inclusiva.

Projetos relacionados:
Animadart, CUCA HQ.

CUCA.PUB

O presente projeto de extensão tem por finalidade sistematizar e organizar os produtos e os resultados de pesquisas e práticas extensionistas realizadas pelo Grupo CUCA, por meio de uma publicação online que contará com diversos tipos de conteúdo, além de artigos enviados para o Seminário CUCA de Quadrinhos, Animações e Jogos. A revista também incluirá publicações de quadrinhos, entrevistas, análises e artes produzidas pelo grupo de pesquisa CUCA ICCM, além de divulgação de roteiros e perfis de pesquisadores. A periodicidade inicialmente será anual, mas poderá ser reconsiderada para semestral caso haja disponibilidade de recursos financeiros e humanos. O escopo das pesquisas é amplo e engloba a relação entre a arte e a cultura de massa, incluindo quadrinhos, animações, jogos, arte digital e suas relações com o ensino, como propostas pedagógicas e análises de experiências na escola. A revista abriga pesquisas teóricas e práticas, processos de criação, leituras de imagens e propostas metodológicas para essas mídias. Cada edição terá um tema escolhido pelo grupo de pesquisa em sincronia com o evento, promovendo o debate sobre cada assunto dentro do contexto dos produtos da cultura de massa e da arte.

Palavras-chave: História em Quadrinhos, Animação, Jogos, Arte digital, Ensino

CUCA.EVE

O CUCA.EVE é uma iniciativa de extensão do grupo CUCA, dedicada à organização de eventos. Seus principais acontecimentos são o Congresso CUCA e a Cuca-feira, que ocorrem simultaneamente. Para obter mais informações sobre o Congresso CUCA, acesse a aba "Congresso" no site. O grupo CUCA é responsável pela gestão e organização dos eventos, em que as temáticas, convidados, regras e editais são decididos coletivamente.

CUCA.MOV

Este projeto pretende criar e organizar materiais para produzir um vídeo/oficina com uma temática ainda a ser definida. Ele faz parte do grupo de pesquisa CUCA ICCM e será desenvolvido a partir das pesquisas realizadas nesse âmbito. Os conhecimentos adquiridos serão organizados para compor um produto educacional na forma de um vídeo oficina.

Inicialmente, o projeto será dividido em partes para que os participantes possam escolher temáticas relacionadas aos objetos de estudos do grupo de pesquisa (História em Quadrinhos, Animação, Games, Arte Digital e Modelagem) dentro da intersecção entre Arte e Cultura de Massas. Depois de escolhido o tema, os participantes desenvolverão uma vídeo-aula com o suporte e subsídio do grupo CUCA. Esse material será mantido em um arquivo acessível ao público.

Num segundo momento, quando o acervo for suficiente, o grupo desenvolverá um novo projeto de extensão com o objetivo de organizar um curso de formação e formação continuada, com certificação. Os vídeos serão usados como material didático na organização e desenvolvimento desses cursos. Os temas dos vídeos podem incluir desenho de personagens, perspectiva, figura humana, produção de histórias em quadrinhos, princípios da animação, entre outros.

Os discentes que apresentarão os vídeos poderão utilizar sua participação no projeto como atividade pedagógica exigida nos TCCs de Artes Visuais. O discente proponente do vídeo terá o auxílio de outros membros do CUCA na criação do roteiro, no levantamento de acervo de imagens, na produção, edição e pós-produção dos materiais.


Palavras-chave: Vídeo/oficina, Grupo de pesquisa, Arte e Cultura de Massas, Curso de formação, formação continuada.

CUCA.LRN

O CUCA.LRN é a iniciativa do grupo CUCA voltada para a sistematização e desenvolvimento de cursos de formação. Os temas abordados são escolhidos pelo próprio grupo e visam capacitar os participantes, oferecer formação continuada e difundir conhecimentos adquiridos em pesquisas para a comunidade. O CUCA.LRN prepara seus materiais a partir da produção de outros setores de pesquisa e extensão do próprio CUCA e de seus parceiros.